cópia de Centro Livros.JPG

esse blog nasceu do constante mergulho em mim mesma e no universo ao redor. Perguntar-nos 'Quem sou eu?' é pra que estamos aqui!


this blog was born from a constant dive into myself and the universe around. To ask onself 'Who am I?' is what we are here for!

cada um que vem ao meu consultório toca algum ponto meu?

cada um que vem ao meu consultório toca algum ponto meu?

Alguém me fez essa pergunta recentemente.

Sim, sem dúvida cada um que senta na minha frente me traz a pergunta: Onde isso toca em mim, se é que toca? Eu só consigo caminhar num processo terapêutico com alguém se o que toca o outro, toca em mim! 

Essa foi a minha resposta. 

A cada questão que conversamos estou com um ouvido no processo do outro e um no meu próprio. Não acho que as pessoas chegam ao seu consultório por acaso;  não chegam no meu. :) Não são raras as vezes que escrevo no meu "caderno de sonhos" algum comentário a respeito do que ouvi ou falei na sessão. E isso é maravilhoso!

Assim vou fazendo terapia junto, consciente do que é meu e do que é do outro. Não são poucas as vezes que dou exemplos de processos meus para clarear uma questão ou abrir uma perspectiva nova naquele assunto.

Também não é raro que eu me emocione na sessão. Sim, às vezes eu choro junto. Não tem como não. Claro que não estou falando de me desmantelar quando o outro está desmanchando. Mas chorar junto sim, sentir profundamente junto. Na primeira conversa, quando falo um pouco sobre mim e o meu trabalho, eu já aviso... assim não tem susto depois! :)

Para mim, ser terapeuta é isso: "Para exercer este trabalho não se requeria necessariamente que fosse médico, nem psicólogo com formação universitária, pois o conhecimento de si se adquire em primeiro lugar na experiência da vida, confrontando-se com a própria dialética interior de cada um e na relação com os outros. Normalmente um analista experimentado é aquele que adquiriu uma verdadeira ciência da alma através da relação com seu próprio mundo interior. É lá que ele conhece na vida e na verdade o que é alma." Leon Bonaventure, prólogo do livro Psiquiatria Junguiana de Heinrich Karl Fierz *

* quem quiser o texto me manda um email ta?

vibrando com o céu do momento

vibrando com o céu do momento

a viagem sem fim das emoções *

a viagem sem fim das emoções *