cópia de Centro Livros.JPG

esse blog nasceu de um constante mergulhar em mim mesma e no universo ao meu redor. Perguntar-nos 'Quem sou eu?' é pra que estamos aqui!


this blog was born from a non-stop dive into myself and the universe around me. To ask onself 'Who am I?' is what we are here for!

princípios que regem nosso círculo de mulheres

princípios que regem nosso círculo de mulheres

A proposta do nosso Círculo de Mulheres segue a Jean Shinoda Bolen, analista junguiana e autora do livro “O milionésimo círculo” dentre outros, cuja proposta é incentivar mulheres ao redor do mundo a se reunirem em Círculos como forma de conduzir a humanidade a uma era pós-patriarcal.

Simone de Beauvoir disse “o opressor não seria tão forte se não tivesse cúmplices entre os próprios oprimidos”. Não é isso que vemos no caso do patriarcado e as mulheres? Só mesmo colocando mulheres contra mulheres é que o patriarcado pode sobreviver há tanto tempo. Quem de nós nunca pensou, disse ou sentiu alguma das seguintes afirmações criadas pelo patriarcado? “Mulher é traiçoeira, não se pode confiar”, “Mulher não sabe o que quer, muda de humor a cada dia” e outras tantas mais referindo-se a mulheres de forma ofensiva e diminutiva? Se vemos esse comportamento em alguns casos, devemos justamente ao fato de termos sido criadas sob o patriarcado há tantos séculos. Mas essa não é a essência do feminino e cabe a nós mulheres mudar essas “verdades” ditas por aí. Vibrar na energia mais alta do Yin, que é compassivo, receptivo, flexível, amoroso… é uma responsabilidade nossa nesse momento do planeta!

Então, essa é a proposta primordial do nosso Círculo de Mulheres, presencial ou virtual: que nós mulheres tenhamos um espaço de convivência e troca com outras mulheres, mais amoroso e verdadeiro, que nos ajude a ser mulheres mais integradas nas energias Yin e Yang em nós e que contribua com nossos processos individuais de autoconhecimento e ampliação de consciência, que são as ‘armas’ para esse desafio.

Segundo a teoria do centésimo macaco e do campo mórfico, uma mudança cultural acontece e uma nova era se instala quando um número suficiente de seres vibram naquela direção. Assim, quando o milionésimo Círculo de Mulheres estiver ativo não mais viveremos a era do patriarcado na face da Terra. Acreditamos nisso e por esse objetivo seguimos realizando nosso Círculo de Mulheres presencialmente uma vez por mês, e investindo nossa energia no Círculo Virtual que acontece no Facebook! <3

Princípios que regem nosso Círculo de Mulheres:
1- O Círculo é um espaço sagrado e deve ser respeitado como tal
2- Ouvir com compaixão e sabedoria – isso significa ouvir sem julgamento, com interesse verdadeiro para o que está sendo dito para podermos aproveitar a sabedoria da outra
3- Falar com o coração – quando uma fala todas escutam; falamos o que é verdadeiro para o coração, oferecemos nossas experiências, não damos conselhos
4- Falamos da nossa experiência e não de outras pessoas
5- Assumimos responsabilidade pelo que falamos no grupo e o impacto que causamos
6- Confidencialidade e confiança – o que é dito no Círculo, fica no Círculo
7- Que sejamos abertas, amorosas e verdadeiras umas com as outras

 

autoconhecimento. o que é isso afinal?

autoconhecimento. o que é isso afinal?

por que é tão difícil colocar-se no lugar do outro?

por que é tão difícil colocar-se no lugar do outro?